Tuesday, May 6, 2008

Camelias


O Inverno não é só a estação das árvores despidas, da chuva intensa ou dos ventos agrestes. É a época em que a camélia, "flor da aristocracia", desponta para reinar nos jardins. Esta planta de origem Oriental, conquistou os povos ocidentais, devido ao facto de ter flor no Inverno quando a maior parte das flores se encontra despida quer de folhas quer de flor e cor.
Estas flores tem ainda a caracteristica de quando caiem, cairem interiras como se cortadas por uma espada de Samurai.
Flor caracterizada tambem pelas diversas cores de que se veste tal como vermelho, branco, cor-de-rosa e matizadas de vermelho e branco. A espécie mais rara é a última a nascer no final do mes de Abril. Floresce no topo das árvores.

O género Camellia inclui muitas plantas ornamentais e a planta do chá, foi descrito pelo naturalista sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum, e baptizado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. Algumas espécies deste gênero pertenciam ao gênero Thea, mas este epíteto foi igualado com Camellia quando se observou que as Camellia e Thea não apresentavam qualquer diferença significativa entre si.
Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim "chá" (茶), complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.
Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam um suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar do tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.
Algumas espécies, como C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha, são cultivadas por suas belas e grandes flores, folhagem densa, escura e lustrosa, e porte baixo. Estas e outras espécies são intercruzadas para a obtenção de híbridos que reúnem suas melhores qualidades.
A este gênero ainda pertence a C. sinensis, espécie de cujas folhas se obtém o chá, e cujo comércio movimenta bilhões de dólares todos os anos. Outras espécies de Camellia ainda são usadas localmente na Índia e na China como alternativas à C. sinensis para a preparação de chá. Outras produzem um óleo em suas sementes, aproveitado como combustível.
As flores das camélias podem ser separadas em 3 categorias:
•Simples: as flores possuem apenas um ciclo de pétalas, estames e pistilo íntegros e normalmente funcionais;
•Semi-dobradas: as flores possuem mais de um ciclo de pétalas, estames e pistilos podem ou não ser transformados em petalóides, mas sempre há alguns estames íntegros, e algumas vezes férteis;
•Dobradas: as flores possuem inúmeros ciclos de pétalas. Todos os estames e o pistilo são convertidos em estruturas petalóides, e as flores são sempre estéreis.

Fontes:
JN - Flor aristocrata

Wikipedia - Camelia