Thursday, May 22, 2008

flor-cadáver


O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum em inglês, (Amorphophallus titanum) é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de facto, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetr
os por dia.
É uma planta originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, e cresce em pouquíssimos lugar
es no mundo.
Na Indonésia, ela é conhecida como "flor cadáver" por causa de uma lenda que diz que, quando abre, a flor devora quem a cultivou, ou talvez devido ao cheiro nauseabundo que exala.
Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou
três vezes.
Nota: Na realidade, a maior flor do mundo (já que esta não é uma flor) é a Rafflesia arnoldii.
*

Referências:

•No episódio 15 da 6ª série de CSI: Crime
Scene Investigation, "Pirates of the Third Reich," Warrick Brown e Nicholas Stokes dão c/ uma jardim onde tem uma Flor-cadaver, "Corpse Flower" enquanto procuram provas para o caso em que estão a trabalhar.
• O episódio dos Simpsons chamado Moe Baby Blues, tem uma "Sumatran Century Flower" que tem uma certa semelhança c/ a flor-cadaver e transmite o mesmo cheiro nauseabundo.
• A novela chinesa "Gui Chui Deng" (O fantasma sopra a vela) mostra a flor cadaver, como uma flor que "produz" fantasmas.


Rafflesia arnoldii, flor com 80 cm

*Rafflesia arnoldii é um membro do gênero Rafflesia. Ela é famosa por produzir a maior flor do mundo, atingindo 106 cm de diâmetro e pesa até 10 kg. Produz uma substância que atrai insectos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. A espécie é natural das ilhas de Samatra e Bornéu, na Indonésia.

No comments: