Wednesday, May 14, 2008

Edelweiss

Edelweiss (Leontopodium alpinum), é uma das flores montanhosas da Europa mais conhecidas. Pertence à familia do girassol (Asteraceae). O seu nome e originário do alemão edel (que significa nobre) e weiß (significa branco). O seu nome cientifico Leontopodium significa "pata de leão", derivando do grego leon (leão) e podion (diminutivo de pous, pés). Os pés da Edelweiss pode crescer entre 3 a 20 cm (em plantações, até aos 40 cm). As suas folhas têm uma aparência de lã devido a estarem cobertas por pequenos "pêlos" brancos. As suas flores são muito características, pois são sedosas devido aos seus "pêlos" brancos, c/ característicos 5 a 6 pequenos botões amarelos (5mm) rodeados por pequenas folhas em forma de estrelas. Floresce em Julho e Setembro. Não tem uma região demarcada, mas prefere áreas rochosas c/ cerca de 2000 a 2900 m de altitude. Não é tóxica e já foi foi tradicionalmente utilizada para medicina natural contra doenças respiratórias e abdominais. Esta flor está protegida em diversos países tais como: Bulgária, Croacia, Suiça, França, Itália, Alemanha, Espanha (Parque Nacional de Ordesa), Eslováquia (Parque Nacional Tatra), Eslovénia ( em Gorizia e Gradisaca desde 1896, em Carniola desde 1898), Aústria (desde 1886) e roménia (desde 1933). Cresce geralmente em lugares inacessíveis, o que faz com que na Eslovénia seja associada ao montanhismo. Na Suiça a sua cor branca, tornou-a um símbolo de pureza, e devido à sua beleza na Roménia obteve o nome floarea reginei (Flor Rainha).
Mitologia
Existem muitas lendas relacionadas à sua flor. Dizem ser uma prova de amor, pois somente um homem muito apaixonado, se arriscaria tanto como escalar as perigosas escarpas dos Alpes, a fim de colher a bela flor para a sua amada. Outra lenda e a da Rainha do Gelo: Conta a lenda, que há muito, muito tempo, os Alpes eram muito mais altos que hoje em dia. Nesse tempo, no topo de uma das escarpas rochosas cobertas de neve, vivia uma Rainha do Gelo. Era dito que esta era branca como a neve e de uma beleza estonteante. Tinha como subditos fiéis gnomos, que c/ ela viviam nas escarpas. A Rainha cantava melodiosamente e a sua voz encantava e fazia com que muitos pastores se perdessem nas montanhas e chegassem ao seu castelo. Mas apesar da sua grande beleza, ela tinha um grande defeito, o seu coração era tão frio e congelado como se fosse feito de puro gelo. Ela brincava c/ estes infelizes pastores que procuravam a sua voz, durante um tempo. Quando se cansava deles, os seus gnomos atiravam-nos das escarpas, para a sua morte. E assim vivia, apenas acompanhada pelos seus escravos. Ate que um dia um desses pastores, ao seguir a sua voz, entrou no quarto da Rainha. Este homem nada tinha de especial ou diferente de qualquer outro dos pastores que ate aquela altura la tinha entrado. Mas aos poucos e firmemente a Rainha acabou por se apaixonar por ele. Ela cantava e ele sentava-se deslumbrado, ao lado do seu trono, horas e dias a fio. Estavam apaixonados e nada mais existia para alem um do outro. Mas os gnomos ficarao ciumentos e receosos que um dia a Rainha casa-se c/ este mero meortal. Assim sendo conspiraram e atiraram-no da falesia para o vale, onde o seu coracao explodiu. Ao ver isto, pela ultima vez os olhos da Rainha ganharam vida, o seu coracao derreteu um pouco e deitou uma lagrima apenas, que escorreu pelas suas belas e agora tristes faces. Foi desta solitaria lagrima, que apareceu a Edelweiss, a mais bonita flor dos Alpes. O nome desta flor pode ter vindo tambem desta fabula.
Usos simbolicos
  • Nas moedas dos euros austriacos, uma foto da Edelweiss e usada na moeda de 2 centimos.
  • Na note de banco de 50 Lei da
  • Sociedade Edelweiss
  • Na Austria, existe tambem uma marca de cerveja com o nome da flor
  • Edeleweiss e a flor nao oficial da Suica
  • Aparece nos logos de tanto as Sociedades Alemas alpinas como das Austriacas.
  • Na sua apresentacao de candidatura aos Jogos Olimpicos de 2014 a cidade de Salzburg, usa a Edelweiss como o seu emblema.
  • Edelweiss Air, uma linha internacional de voos, com sede na Suica, teve o seu nome devido a esta flor, usando-a tambem no seu logo.
  • Edelweiss e uma cancao do musical Musica no Coracao (The Sound of Music), o qual foi gravado na Austria.
  • "Bring me Edelweiss" e a musica mais conhecida de um grupo musical chamado Edelweiss.
  • Em 1907, a Edelweiss foi denominada simbolo das tropas alpinas austro-hungaras pelo Imperador Franz Joseph I. Estes 3 regimentos usavam-na no colarinho do seu uniforme. Durante a Primeira Guerra Mundial (1915) foi atribuida as tropas alpinas alemas pela sua braveza. Ainda hoje e simbolo das tropas alpinas da Austria, Polonia e Alemanha.
  • Edelweiss era a sigla do grupo de juventude anti-nazista Edelweiss Pirates (Edelweisspiraten) no Terceiro Reich. Era usado nas roupas.
  • Era simbolo da Wehrmacht Gebirgs jager, ou tropas da montanha, usada como alfinete no lado esquerdo do seu chapeu, e como um remendo na manga direita.
  • A insignia dos generais Suicos tem Edelweiss em vez de estrelas. Um Korpskommandant, por exemplo, (equivalente a um Tenente General em outros paises) usa 3 simbolos de Edeleweiss no seu colarinho no lugar de 3 estrelas.
  • Esta flor aparece diversas vezes no livro de banda desenhada Asterix na Suica, onde os protagonistas, onde os protagonistas procuram uma Edelweiss para servir de antidoto.

1 comment:

Anonymous said...

Edelweiss,edelweiss,every morning you meet me ... Julie Andrews , the
Von Trapp children and Cristopher
Plummer are unforgetable.
This are a few of my favorite things


With de Sound of Music...