Tuesday, May 20, 2008

Eucharis




Eucharis Planch. & Lind. é um gênero de aproximadamente 25 espécies de plantas herbáceas, perenes e bulbosas pertencentes à família das Amarilidáceas, nativo da América Central e América do Sul, da Guatemala até à Bolívia.
É um gênero de plantas bulbosas, de folhas amplas, ovaladas e pecioladas (20-55 cm de comprimento por 10-20 cm de largura). Os bulbos tem de 2 a 6 cm de diâmetro.
Apresenta flores actinomorfas, hermafroditas, brancas e muito vistosas, que lembram as flores do Narciso. As suas flores estão dispostas em cachos de 3 a 10 em umbelas na extremidade de um escapo pontudo e erecto de 40-80 cm de altura. O perigônio é composto de 6 pétalas soldadas em sua parte inferior, de onde formam um tubo largo e cilíndrico, e os seus segmentos são estendidos. O androceu tem 6 estames, mais curtos que os lóbulos, com filamentos filiformes e anteras lineares, embasadas ou fixadas no dorso. Os seus nomes populares são: Lírio do Amazonas, Estrela Dalva, Estrela de Belém e Estrela da Anunciação.

Sistemática

Eucharis está estreitamente relacionado com os gêneros Caliphruria e Urceolina, todos gêneros neotropicais, de flores brancas e folhas pecioladas, os quais formam um grupo monofilético dentro da "Sub-familia Pancratioidinae" sobre a base das características das folhas, a morfologia das sementes e a especialização ecológica. Todas as espécies destes gêneros são raras na natureza e muitas delas estão ameaçadas de extinção.
No gênero Eucharis são conhecidas 25 espécies e dois híbridos naturais distribuídos em dois subgêneros:
Subgênero Eucharis, caracterizado por suas flores campanuladas ou crateriformes, o tubo do perianto curvado, o androceu pigmentado e as papilas estigmáticas unicelulares. As espécies deste subgênero distribuem-se da Guatemala à Bolivia, do Amazonas ocidental até às escarpas adjacentes do leste dos Andes.
Subgênero Heterocharis, constituído por três especies e dois híbridos naturais com muitas das características ancestrais do gênero.

Cultivos e usos

Eucharis amazónica e o híbrido Eucharis x grandiflora são as duas espécies mais conhecidas e mais cultivadas. Requerem uma temperatura de 18 a 20°C durante a noite e até os 25°C durante o dia. Durante o verão, o crescimento é estimulado se for transplantado. São plantas perenes, não precisam de períodos de repouso prolongados durante o ano. Necessitam de um bom solo com grande quantidade de areia para mantê-lo solto e ter uma rega abundante.

No comments: