Friday, May 16, 2008

Gerberas


Aqui esta uma bela flor para uma pessoa muito especial para mim. Nao, nao e o seu aniversario neste dia, pois o seu aniversario ja foi em Janeiro, mas visto fazer a 16, pensei, porque nao fazer aqui uma pequena homenagem neste dia e colocar a flor favorita dela?
E assim fiz! Assim sendo, nina, aqui esta a tua flor favorita:
Gerbera L. e um tipo de flor decorativa da família do girassol (Asteraceae). O seu nome foi dado em honra do naturalista alemão Traugott Gerber, amigo de Carolus Linnaeus.
Tem cerca de 30 espécies no seu estado selvagem e florescem principalmente a America do sul, Africa, Madagascar e Ásia tropical. A primeira descricao cientifica da Gerbera foi feita por J.D. Hooker na "Curtis's Botanical Magazine" em 1889, onde este descreveu a Gerbera Jamesonii, uma especie da África do Sul, tambem conhecida por margarida Transvaal ou margarida Barberton.
A espécie gerbera tem um capitulum grande c/ flosculos de 2 lados, c/ pequenos raios em amarelo, laranja, branca, rosa ou vermelhos. O capitulum, que tem a aparência de uma só flor, é na verdade composto por centenas de flores individuais. A morfologia da flor varia dependendo da sua posição no capitulum.
Gerbera é muito popular e utilizada como planta decorativa nos jardins ou em arranjos florais. As plantas cultivars, são maioritariamente um cruzamento entre a Gerbera jamesonii e outra especie Sul Africana Gerbera viridifolia. Este cruzamento e conhecido como Gerbera hybrida. Existem milhares de cultivars. Variam muito em tamanho e forma. As suas cores são branco, amarelo, laranja, vermelho e rosa. O seu centro e muitas vezes preto. Por vezes a mesma flor tem petalas de diversas cores.
A Gerbera e muito importante comercialmente, é a quinta flor mais cortada no mundo (depois da rosa, cravos, crisametos e tulipas). É também utilizada como um organismo modelo no estudo da formação da flor. A gerbera contem diversos componente naturais do "coumarin".

A gerbera tem diversos significados, tais como inocencia, pureza, e margaridas sao tambem simbolos de beleza. Contudo a a variedade de gerbera tem um significado adicional de alegria. Um ramo de diversas gerberas pode animar qualquer pessoas.

No comments: