Wednesday, January 2, 2008



Estava eu no outro dia em casa, sossegadinha no meu canto e um pensamento repentino assolou-me! O que é o amor?? Sinceramente, na minha opinião não sei bem explicar. Para mim e algo que nos completa e nos satisfaz, que nos faz sentir realizados, e sentir por alguém um carinho, uma amizade e uma atracção infindaveis. E sentirmo-nos felizes quando vemos a pessoa amada feliz e realizada.
Depois de muito reflectir e ponderar sem chegar a uma conclusão certa, decidi fazer uma pequena investigação, tanto perguntando a pessoas amigas, como pesquisando no mundo sem fim e cheio de informacao da Internet.
Sendo assim e segundo o site Wikipedia, o amor pode ser explorado e comentado debaixo de diversas patentes e ideias. Para ja dou-vos a origem da palavra AMOR, que tal como quase todas na lingua portuguesa deriva do latim.
Pode-se falar de amor fisico, amor platonico, amor materno, amor a Deus, amor à vida, etc.
Amor Platonico e chamado assim pois deriva da definição feita pelo filosofo Platao para o sentimento que nos avassala a todos. Segundo Platao, o amor e falta, pois o amante procura no amado a Idéia, verdade essencial, que não possui.
Eros e o amor românticos que uma pessoa sente por outra e que geralmente neste sentido e também sinónima de relação sexual.
Pragma, e o amor que prioriza o lado pratico das coisas (deriva da palavra grega pragma, que significa, pratica, negocio). E o que muitos de nos chamamos de amor por interesse. Onde o namoro só e realizável se a relação tiver futuro pratico.
Agape (que em grego quer dizer Altruísmo, generosidade), e a dedicação total a outra pessoa, muitas vezes em detrimento da nossa própria pessoa. No limite deste “amor” a pessoa e capaz mesmo de renunciar a pessoa amada se acreditar que esta será mais feliz c/ outrem. E visto por muitos como uma forma incondicional de amar.
Storge, vem doo nome da divindade grega da amizade. Significa o amor que se valoriza pela confiança e entendimento mútuos e em projectos compartilhados. E o amar sem esperar nada em troca.
Temos depois, claro como não podia deixar de ser a explicação científica: “Why We Love : The Nature and Chemistry of Romantic Love - 
O desejo sexual é potencializado pela dopamina, um neurohormônio produzido pelo hipotálamo que provoca a liberação de testosterona, hormônio que desperta o desejo sexual. O amor é uma sensação de união que é reforçada pela presença de ocitocina, que é sintetizada no hipotálamo e secretada no sangue pela pituitária. Em mulheres, a ocitocina estimula as contrações do parto, lactação e amor maternal. Tanto em homens quanto em mulheres esta aumenta durante o sexo e explode durante o orgasmo, tendo influência na união do casal.” fonte: http://www.gluon.com.br/blog/.

Depois claro está há também a opiniao de cada pessoa, mas ate à data todas as opinioes que reuni sao consensuais. Todos acham que amar e sentir um sentimento deveras forte por outra pessoa, uma amizade levada ao extremo, misturada com carinho, devoção, respeito, e acima de tudo o desejo de estar c/ essa pessoa. E tambem sentir o medo de perder essa pessoa.

Agora, uma coisa vos digo, mesmo depois de todas esta explicacoes, fico-me c/ a minha maneira de amar, pode nao ser perfeita, pode ser egoista ou altruista, seja o que for, mas e a minha maneira, e a maneira que me tras alegrias e tristezas, risos e choros, mas e sobretudo a maneira que me ensina a viver.

No comments: