Monday, October 13, 2008

Guimaraes



Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave (uma das subregiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 182 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab\km². É sede de um município com 242,85 km² de área e 162 572 habitantes (2006), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.

Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.
História

A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade “Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.
Pré e Proto-História

A região em que Guimarães se integra é de povoamento permanente desde pelo menos o Calcolítico Final nacional, como atestam a presença, no concelho, das citânias de Briteiros e de Sabroso ou a Estação arqueológica da Penha.

A Ara de Trajano denuncia a utilização, pelos romanos, das águas termais da vila de Caldas das Taipas.

Da fundação de Guimarães à fundação de Portugal

A fundação medieval da actual cidade tem as suas raízes no remoto século X. Foi nesta altura que a Condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Mendes, mandou construir, na sua propriedade de Vimaranes, um mosteiro dúplice, que se tornou num pólo de atracção e deu origem à fixação de um grupo populacional conhecido como vila baixa. Paralelamente e para defesa do aglomerado, mandou construir um castelo a pouca distância, na colina, criando assim um segundo ponto de fixação na vila alta. A ligar os dois núcleos formou-se a Rua de Santa Maria.
Posteriormente o Mosteiro transformou-se em Real Colegiada e adquiriu grande importância devido aos privilégios e doações que reis e nobres lhe foram concedendo. Tornou-se num afamado Santuário de Peregrinação, e de todo o lado acorriam crentes com preces e promessas.
A outorgação, pelo Conde D. Henrique, do primeiro foral nacional (considerado por alguns historiadores anterior ao de Constantim de Panóias), em data desconhecida, mas possivelmente em 1096[3], atesta a importância crescente da então vila de Guimarães, escolhida ainda como capital do então Condado Portucalense.
Aqui se daria, a 24 de Junho de 1128, a Batalha de São Mamede.

Idade Média

Como a vila foi-se expandindo e organizando, foi rodeada parcialmente por uma muralha defensiva no reinado de D. Dinis. Entretanto as ordens mendicantes instalam-se em Guimarães e ajudam a moldar a fisionomia da cidade. Posteriormente, os dois pólos fundem-se num único e após o derrube da muralha que separava os dois núcleos populacionais no reinado de D. João I, a vila intramuros já pouco mudará, expandindo-se extramuros com a criação de novos arruamentos como a Rua dos Gatos.
Idade Moderna e Contemporânea

Haverá ainda a construção de algumas igrejas, conventos e palácios, a formação do Largo da Misericórdia (actual Largo João Franco) em finais do século XVII e inícios do XVIII, mas a sua estrutura não sofrerá grande transformação. Será a partir de finais do século XIX, com as novas ideias urbanísticas de higiene e simetria, que a vila, elevada a cidade, pela Rainha D. Maria II, por decreto de 23 de Junho de 1853[5], irá sofrer a sua maior mudança.
Será autorizado e fomentado o derrube das muralhas, haverá a abertura de ruas e grandes avenidas como o actual Largo de Martins Sarmento, o Largo da Condessa do Juncal e a Alameda de São Dâmaso, e a parquização da Colina da Fundação. No entanto, quase tudo foi feito de um modo controlado, permitindo assim a conservação do seu magnífico Centro Histórico.

Friday, October 3, 2008



Balé, Ballet ou Balê, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: posstura erecta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; e simetria.

História

O ballet tem suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte.

O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália. Em 1581 Catarina de Médicis produziu o Ballet Comique de la Reine em Paris sob a direcção do músico italiano Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome que adoptou na França. O balé tomou a forma na qual é conhecido hoje, na França durante o reinado de Luís XIII. No ano de 1661, seu filho Luís XIV fundou a Académie de Musique et de Danse, com o objetivo de sistematizar, preservar a qualidade e de fiscalizar o ensino e a produção do balé. Luís XIV nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente da instituição que foi dissolvida em 1780.

Os chamados balés de repertório baseiam-se em composições musicais que contribuíram para torná-lo popular na Europa e depois no resto do mundo. Alguns dos balés mais notáveis são: Coppélia, de Léo Delibes, O Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky, O Quebra-Nozes e o Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky.

A partir do Romantismo, as mulheres passaram a se destacar e contribuir para o aperfeiçoamento da arte. Marie Camargo por exemplo, criou o jeté, o pas de basque e o entrechat quatre, além de encurtar os vestidos até acima dos tornozelos e calçar sapatos sem saltos.

Monday, September 29, 2008



Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e subregião do Minho-Lima, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um município com 129,66 km² de área e 16 839 habitantes (2006), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Vila Nova de Cerveira, a sudeste por Ponte de Lima, a sul por Viana do Castelo, a norte pela Espanha e a oeste pelo Oceano Atlântico.

A foz do rio Minho situa-se em Caminha, fazendo este rio parte integrante da paisagem da vila. Para atravessá-lo rumo à vizinha Galiza, existe um terminal fluvial de barcos, que transportam não só passageiros, mas também automóveis.


Povoação fronteiriça fortificada na foz do Rio Minho, foi palco de diversas lutas entre Portugal e Espanha, mas hoje em dia em que as relações entre os dois países são mais amistosas.

No meio do estuário, numa ilhota, permanecem as ruínas do Forte da Ínsua, edificado no séc. XV para defesa da entrada da barra.

Mas nem só do passado vive esta região. Em Vilar de Mouros, lugar pitoresco de beleza rústica, situado a cerca de 6 kms a norte, realiza-se em Agosto um concorrido Festival de Música moderna, que foi o primeiro do género a ter lugar em Portugal.

Sunday, September 28, 2008



"Ja me tens"
Tantas vezes o disseste
Se te tenho porque nao te vejo
Se te tenho porque nao te sinto?

Sinto falta da tua presenca
Sinto falta do teu carinho

Tenho ansias
de voltar a dizer que te quero
Tenho ansias de
voltar a dizer que sou tua

Quero voltar a sonhar
A acreditar
Que um dia
Seremos um so

Onde estas?
Que nao te sinto
Onde estas
que nao te vejo

Doi-me esta ausencia
Esta incerteza
Doi-me este abandono
Esta inseguranca

Quero ser tua
E quero que sejas meu
Deixa-me entregar-te
O meu ser por completo

Deixa-me deixar de ser
uma ilusao
Deixa-me tornar
uma realidade

Friday, September 26, 2008




Estava eu e mais duas colegas de trabalho a falar do programa "Dancing with the stars" que tinha passado na televisão a noite anterior quando uma ideia brilhante (modestia à parte), me veio a cabeça. Porque não falar aqui no meu blog sobre os diversos estilos de danças e das próprias danças e no que consiste cada uma? Achei que seria uma boa ideia, pois iria enriquecer-me culturalmente a mim, e aos meus prezados leitores, por muito poucos que eles sejam. Deixo ja aqui referenciado que a maior parte da informação que aqui vou colocar e retirada do Wikipedia, e o que nao for, vou tentar referenciar as suas fontes. Por isso amigos, vamos dai a um "bailado" de danças, e porque não aproveitar e procurar algumas no famoso Youtube para exercitar e divertir?

Assim sendo, vou comecar por enumerar as categorias de danças que existem, as quais depois se dividem em subcategorias. Existem as danças de apresentação, a dança contemporânea, danças populares e danças de salão.

Depois irei "dissecar" cada uma destas categorias e as danças inseridas nelas.

Monday, September 15, 2008


Braga é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 175 063 habitantes no seu concelho (2007), sendo o centro da Grande Área Metropolitana do Minho (GAM), com 826.833 habitantes (2007).

É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica.

Na gíria popular é conhecida como:

A Cidade dos Arcebispos: durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante da Península Ibérica; ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas.

A "Roma Portuguesa": no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal

A "Cidade Barroca": durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.

A "Cidade Romana": no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.

A "Capital do Minho" ou o "Coração do Minho", por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho, e todo o Minho tem um pouco de Braga.

A "Cidade dos Três Sacro-Montes": são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra, Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças.

A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.

Thursday, September 11, 2008

Fulminante



Que sentimento es tu?
Que me deixa assim, sem folego.
Para onde me levas tu?

Levas-me ao topo do ceu
Levas-me ao fundo do oceano
Sentimento indefinido
que me faz voar e mergulhar.

Sentimento que ilumina
os meus dias sombrios
Que me faz ver cor
Onde ate entao so havia sombras

Penso em ti, sonho contigo
Que seras tu?
Que incerteza esta
que me aterroriza

Que duvida esta
que me assola
Me assusta
e me alegra

Sejas tu o que fores
Quero sentir-te
Quero saber o que es
Quero saber quem es

Monday, September 8, 2008



Cidade medieval rodeada por muralhas com um calabouço.
É a sede de município com 378,70 km² de área e 122 096 habitantes (2001), subdividido em 89 freguesias (é o concelho com maior número de fr
eguesias em todo o país). O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.
O ponto mais elevado do concelho situa-se no alto de S. Gonçalo, a 488 metros de altitude, na freguesia de Santa Leocádia de Tamel.
O concelho de
Barcelos recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1140.
Dignos de serem visitar sao:


* Paço dos Condes de Barcelos

* Igreja Matriz de Barcelos
* Ponte de Barcelos
* Torre do Cimo da Vila
* Pelourinho de Barcelos

* Igreja do Bom Jesus da Cruz
* Castelo de Faria
* Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva
* Torre de Manhente

* Museu da Olaria

Temos depois a famosa lenda do galo de Barcelos:

Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológ
ico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cu
mprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
- É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.

Fonte: Wikipedia - Barcelos
Cidades.home.sapo.pt/barcelos

Monday, September 1, 2008

Arcos de Valdevez




Já dediquei aqui um espaco a lugares que gostaria de visitar, mas não falei de nenhum em Portugal, então agora decidi colocar alguns das cidades, vilas e lugares mais bonitos de Portugal. Provavelmente não vou conseguir enuncia-los todos, mas tentarei pelo menos. Caso me escape algum peco desde já desculpa, ou podem também me deixar aqui sugestões.

Sendo assim, começo pelo Norte de Portugal.


Começo a minha digressão por Arcos de Valdevez, vila do concelho de Viana do Castelo, localizada no Minho, c/ cerca de 2,200 habitantes.

Município constituído por cerca de 51 freguesias, tendo como vizinho ao norte o município de Moncao, a nordeste Melgaço, a leste a Espanha e a sul Ponte da Barca a sudoeste e a oeste Ponde de Lima, a oeste por Paredes de Coura.

O ponto mais alto do concelho esta situado na Serra da Peneda, c/ cerca de 1416 metros de altitude.


O seu monumento mais marcante, e talvez a Igreja da Lapa, de estilo barroco típico Rococo.

O projecto desta igreja e atribuído a André Soares e ficou concluída em 1767, tem como santa padroeira Nossa Senhora da Lapa. A igreja apresenta uma planta centralizada, o exterior tem uma forma oval e a torre atrás da capela mor. O interior tem uma forma octagonal com uma alta cúpula.


Monday, August 18, 2008

Incerteza



Acordo c/ a sensação que estou num sonho. Olho em volta e nada reconheço. Um quarto estranho, uma cama que não e minha. Onde estarei? Não sei. Não reconheço nada, mas sinto-me bem, como se em casa estivesse. Levanto-me, olhando para todos os lados para tentar reconhecer alguma coisa. E nada! Nada me parece familiar, mas no entanto esta sensação de familiaridade não me deixa. Caminho por um longo corredor, sem me deter em qualquer das portas abertas que o ladeiam. Caminho como se soubesse para onde ir, como se estivesse a ser atraída por algo. Para onde irei? O que me puxará? Será ao fundo deste corredor que terei todas as minhas dúvidas e os meus medos clarificados?

Tuesday, August 5, 2008

Noites vazias


Nao sei que fazer contigo. Juras me amor, que me queres e que nao podes suportar a angustia de nao estarmos juntos, mas no entanto deixas-me dias e noites a espera. Quero-te comigo, quero -te sentir ao meu lado. Nao quero so palavras, quero actos, que me mostres o que sentes, e nao mo digas. Quero sentir que para ti sou alguem por quem vale a pena acordar e viver, e nao apenas alguem que te massage o ego. Quero ser para ti o mesmo que es para mim. Serei? Nao creio!!

Friday, August 1, 2008

Destino


Está escura a noite! As sombras abrigam um casal de apaixonados encostados a uma árvore. Fazem juras de amor, prometem nunca se deixar. Passado pouco tempo, cada um vai para o seu lado, sem a certeza de quando poderão estar juntos novamente. Ela caminha sozinha, a chorar, sentindo a falta do homem a quem ama com toda a sua alma. Ele caminha na noite, pensativo, sofrendo em silêncio com a situação por eles vivida. Sabe que tão depressa nao poderá ter de novo, a sua amada nos bracos, que não sentirá os seus lábios suaves, nem o seu cheiro delicioso.
Quere-a com ele, quer fazer dela a sua mulher, a sua amante, a sua companheira de uma vida. Não sabe como o vai fazer, mas sabe que um dia o conseguirá.
Desesperada, corre pelo caminho sombrio, quer ficar! Quer viver com ele e saber o que é ser sua mulher e sua companheira. Quer fazê-lo feliz, como sabe que só ela o vai conseguir. Mas como? Como poderão os dois estar juntos com tantas adversidades pelo meio. Maldito destino, que fez com que o conhecesse já, talvez, tarde demais.

Sunday, July 6, 2008

Tao pouco

click to comment


O pouco que tens de mim, nao vais perder. Disseste-me isto e o meu mundo desmoronou. Eu que tudo te entreguei , eu que o meu coracao pus nas tuas maos. Que pouco e esse que tenho? Nao mo disseste, assim me deixaste na ignorancia, teras me dado alguma vez tanto quanto eu te dei? Nao sei, espero que sim!
Vem para mim, nao me abandones mais e tira-me todas estas minhas duvidas. Vem e tira-me deste mundo de ignorancia em que vivo!

Thursday, June 19, 2008

Broken Heart



Amo-te como nunca amei ninguem, e nunca pensei ser possivel. Incrivel como ao fim de tao pouco tempo sinta isto. Nao imaginas como se alegra o meu coracao quando te ve entrar, quando te sente perto. Podia sofrer por nao te ter nos meus bracos, podia sofrer por te querer beijar e nao poder, mas essa dor passava cada vez que me xamavas amor ou princesinha. Agora esta dor que se cravou no meu peito nao vai desaparecer tao depressa. Sei do fundo da alma que estava a tua espera, que todo o amor que tinha guardado dentro de mim tava guardado para ti. Sei do fundo do coracao que nunca te deixarei de amar. Isto e uma certeza e uma jura que te faco. Ao te fazer esta jura, deixo aberta esta ferida que cravaste no meu coracao, deixo exposta ao mundo esta minha dor. E c/ uma lagrima caida do meu rosto que ponho um ponto final neste capitulo da minha vida.

Friday, June 6, 2008

Portugal

E com especial orgulho que falo hoje desta equipa. A equipa que acima de clubismo está dentro do meu coração, que tantas alegrias e sim também tristezas, mas acima de tudo, me deu orgulho em ser Portuguesa. Sendo eu imigrante já há 7 anos, nada me dá mais prazer que mostrar a garra do nosso pequenino Portugal, seja c/ a selecção A ou c/ os juniores. Assim sendo vou falar hoje dos nossos Heroís, do nosso motivo de orgulho, da nossa razao de sonhar! VIVA PORTUGAL!



A Selecção Portuguesa de Futebol e controlada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No último mundial terminou em 4º lugar. Para esta competição Portugal qualificou-se 4 vezes, em 1966, 1986, 2002 e 2006. Da primeira vez, chegaram às meias finais, tendo perdido c/ os eventuais campioes mundiais por 2-1 em Wembley. Terminaram assim em 3º e eusébio consagrou-se o melhor jogador do campeonato. Nas duas vezes seguintes Portugal apenas chegou à primeira fase, depois de surpreendentemente ter perdeido com Marocos, Estados Unidos da America e Coreia do Sul. No campeonato de 1986, os jogadores entraram em greve e recusaram-se a treinar entre o primeiro e segundo jogos, devido a questões monetárias.
Em 2003, A FPF decidiu contractar Luiz Felipe Scolari, o treinar que no Mundial de 2002, sagrou Campeão o Brasil. Este levou Portugal à final do Euro de 2004, onde acabaram por perder contra a Grécia, e à sua segunda meia final do campeonato Mundial em 2006, onde perderam contra a França. No entanto, não foram capazes de igualar o feito da equipa de Eusébio, ao perderem contra a Alemanha por 3-1, terminando assim em 4º lugar.

Mundiais
No Mundial de 1966, comecarma bem o campeonato ao ganharem os 3 jogos de qualicação, contra a Hungria, Bulgária e o já bi-campeão Brazil. Na seguinte fase ganharam à surpresa do campeonato, a Coreia DPR, por 5-3, onde 4 dos golos foram autoria de Eusébio, virando o resultado que até então estava contra à selecção das Quinas, por 0-3.Foram depois vencidos pelos eventuais campeões, a Inglaterra, por 2-1. Ficaram em terceiro lugar ao derrotarem a USSR por 2-1. Eusébio foi o melhor marcador do campeonato c/ um total de 9 golos.
Em 1986, Portugal tinha de vencer a Alemanha Ocidental em Estugarda, na fase de qualificação, para poder passar a fase de grupos, o que viria por acontecer, fazendo de Portugal a primeira equipa a vencer a alemanha ocidental no seu próprio território num jogo oficial. Portugal era uma das equipas favoritas ao título pelos fans, devido à sua campanha no Euro de 1984. No entanto, não conseguiram passar da fase de grupos onde ganharam à Inglaterra por 1-0, mas acabaram contra a Polónia por 1-0 e contra Marrocos por 3-1.
Em 1998 a equipa quase qualificou para o campeonato, no entanto num jogo de qualificação na Alemanha, Rui Costa foi, c/ muita controvérsia, expulso por ter demorado demasiado tempo a sair do campo. Tendo a Alemanha empatado o jogo e assim qualificando para o campeonato. Este incidente é visto como um dos episódios mais negros da história de futebol da selecção das quinas, c/ a FIFA a ser acusada de favoritisma para c/ a Alemanha, defensora do titulo do Euro de 96.
Em 2002, era uma vez mais favorito para ganhar o grupo onde se encontrava. No entanto ao jogarem contra os Estados Unidos da América perderam por 3-2, no jogo seguinte contra a Polónia, ganharam por 4-0, precisando assim de um empate para serem apurados. No entanto isso não aconteceria, ao perderem contra a Coreia do Sul. Jogo este que também ficou marcado pelo incidente da expulsão de João Pinto, por ofensa sobre Park Ji-Sung, e pela expulsão de Beto, após segundo cartão amarelo, reduzindo Portugal a 9 homens em jogo. Avançando os coreanos c/ golo de Park.
Em 2006, Portugal sob a direcção de Luiz Felipe Scolari, qualificou-se em primeiro no seu Grupo. Apenas o Mexico foi capaz de marcar um golo contra Portugal, que até então se encontrava invicto, nesta fase. Nos oitavos de final Portugal venceu a Holanda por 1-0. Nos quartos de final num jogo controverso, onde Wayne Rooney foi expulso, Portugal empatou c/ a Inglaterra, ganhando depois através de penáltis, atingindo pela primeira vez, depois de 1966, as meias finais. Perderam depois contra a França por 1-0. Pela terceira vez, Portugal defronta a Alemanha pela luta pelo 3º lugar, o qual acabaram por perder, colocando-se assim em 4º.
Em 2006 foi-lhes atribuido o prémio de equipa c/ o mehor jogo ("Most entertaining team"). A chamada geração de ouro, de Portugal, depois deste Mundial, retirou-se das competições internacionais, dando lugar a novos elementos.

Competição Europeia
1984 foi o primeiro ano em que Portugal entrou em competições europeias, na fase de qualificação, quase nnao se qualificou, valendo-lhe apenas uma vitória contra a USSR, no último jogo. Na fase de grupos, ficou colocado no grupo B, Espanha, Alemanha Ocidental e Roménia. Empataram nos 2 primeiros jogos contra a Alemanha Ocidental e Espanha. O último jogo contra a Roménia venceram, colocando-os no 2º lugar do grupo, o que os qualificou para a fase de elimanação. No jogo seguinte contra a frança, um dos mais emocionantes de sempre, perderam, mas nao sem antes terem ido a prolongamento e estando empatados até ao último minuto, onde França marcou o derradeiro golo, eliminando Portugal.
Em 1996 Portugakl, empatou c/ os então campeões europeus, a Dinamerca, e ganhou à Turquia e Croácia, terminando a fase de grupos em 1º lugar do seu grupo. Nos quartos de final, perderam contra o evntual 2º lugar, Républica Checa.
Em 2000, foi o primeiro compeonato internacional, da chamada Geração de Ouro. Venceram a Inglaterra, Roménia e Alemanha na fase de grupos. A Turquia, tb sucumbia à selecção das Quinas, por altura dos quartos de final. Nuno Gomes é considerado um dos melhores marcadores, c/ óptimo desempenho e 4 golos no campeonato. Nas semi-finais, Portugal viria a perder contra a França depois do árbitro austriaco Gunter Benko, ter modificado a sua decisão de dar canto a França na sequência de uma jogada por Abel Xavier, para penalti.
Em 2004, Portugal foi o país anfitrião deste campeonato, onde perdeu o jogo inaugural contra a Grécia por 2-1. Venvceram depois a Russia e a Espanha. Na fase seguinte venceram a Inglaterra num jogo bastante movimentado, que iria a penáltis, no qual o penalti decisivo foi marcado pelo guarda redes Ricardo. Nas meias finais Portugal venceu a Holanda num magnífico golo de Maniche. Chegando à final, perderam contra a Grécia, por 1-0. Foi a primeira vez na história do campeonato que as duas equipas inaugurais, fecharam também o campeonato.

Até ao final da fase de qualificação para o Euro 2008, Portugal jogou 108 encontros, ganhando 58 deles, tendo 26 empates e perdendo 24. Marcaram um total de 183 golos e sofreram 98.


Este autocarro é movido a Vontade de Vencer!!


FORÇA PORTUGAL!!!!!

Thursday, June 5, 2008

Bora Bora



Estamos no Verão, ou quase, ou seja época de férias, e em que todos nós sonhamos ir para praias paradísiacas, locais exóticos ou simplesmente para o local dos nossos sonhos, seja ele qual for, a fim de termos o tão desejado descanso de um longo ano de stress, arrelias e do corre corre do quotidiano. Bem, como eu infelizmente não me posso deslocar a nenhum desses lugares, e tenho de me contentar c/ umas férias bem passadas entre as paredes da minha casinha, decidi colocar aqui no meu blog uma série de destinos. Começo assim a série: Férias de sonho!. Sejam benvindos e convido-os a todas as quintas e segundas viajarem um pouco comigo. Vamos lá então. O nosso primeiro destino será então Bora-Bora, na Polinésia Francesa.


Bora Bora e
uma ilha pertencente ao grupo Leeward das Society Islands da Polinésia Francesa, um território francês (colónia) no Oceano Pacífico. A ilha localizada a cerca de 230 quilometros de Papeete, é rodeada por uma lagoa e uma barreira de recife. No seu encntro encontra-se um vulcão já extinto, formado por duas elevações, o Monte Pahia, e o Monte Otemanu, sendo o seu ponto mais alto a 727 metros (2,385 pés). O nome original da ilha em Taitiano, Pora Pora, significando Nascida Primeiro, um texto proveniente dos seculos 18 ou 19, chama-lhe também Bolabolla ou Bollabolla. A maior cidade, Vaitape, está situada no lado mais oeste da ilha, oposta ao maior canal de ligação da lagoa ao oceano. Os recursos naturais desta ilha, limitam-se ao que retiram do mar ou dos coqueiros, que contribuiu historicamente para a importância do "copra" (polpa seca do coco). Em Agosto de 2007, a população da ilha foi calculada em cerca de 8,880 pessoas, através do census. Administração A ilha e uma parte administrativa da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, esta incorporada na subdivisão administrativa das Leeward Islands. A comuna de Bora Bora e formada pela ilha principal de Bora Bora, e das ilhotas emergentes do recife de coral (29.3km2/ 11.3 milhas quadradas no total) que rodea a ilha e do atol de Tupai (11 km2/ 4.2 milhas quadradas), localizado a 20 quilometros (12 milhas) norte de Bora Bora. O atol de Tupai nao tem residentes fixos, além dos 50 trabalhadores das plantações de coqueiros. História Apesar de ter sido avistada por diversos exploradores ao longe, por diversas vezes, nomeadamente Jakob Roggeveen em 1772, foi James Cook que la atracou pela primeira vez em 1777. Era no entanto ja habitada desde o 4º século poe habitantes polinésios, sendo conhecida Vava'u. Uma sociedade missionária londrina chegou à ilha em 1820 e ergueu a primeira igreja protestante na ilha em 1822. 1842 foi o ano em que Bora Bora ficou debaixo da alçada francesa após as acções protagonizadas pelo Almirante Abel Aubert Dupetit Thouars. 2º Guerra Mundial Na sequência do ataque a Pearl Harbor pelo Japão em 7 de Dezembro de 1941, os Estados Unidos da América entram na Segunda Guerra Mundial. Bora Bora torna-se então uma base militar norte-americana no Pacífico Sul. Armazéns de combustível, armamento e provisões, pista de aviões, base de hidroaviões e fortificações defensivas são construídos. No entanto, a ilha não foi palco de qualquer combate, pelo que a presença americana não foi contestada no decurso da guerra. Apesar de oficialmente encerrada a 2 de Junho de 1946, vários membros do pessoal norte-americano recusaram-se a partir devido ao afecto desenvolvido pela ilha. A pista aérea construída, apesar de nunca ter tido capacidade para acomodar uma aeronave de grande porte, foi o único aeroporto internacional da Polinésia Francesa, até à abertura do Aeroporto Internacional de Faa'a em Papeete, Tahiti, no ano de 1962. Hoje em dia Nos dias que correm esta ilha está dependente do turismo. Nos últimos anos, devido à extrema procura desta paradísiaca ilha, tem sido construídas inúmeras estâncias de turismo de alto luxo, nas pequenas ilhas (motu) que rodeia a lagoa. Há 30 anos atrás o Hotel Bora Bora, construíu os primeiros bungalows por cima de água, em estacas espetadas no fundo da lagoa, e hoje em dia esse tipo de construção tornou-se uma norma na maioria das estâncias. Como qualquer ponto turístico no mundo, Bora Bora também pode acomodar qualquer tipo de situação financeira que tenha. Desde ir para estâncias mais baratas abrindo mão de diversas coisas, nomeadamente limpeza, a estâncias onde o seu menor desejo será satisfeito. Transportes públlicos na ilha são limitados, apenas um autocarro que dá meia volta à ilha, em cerca de uma hora. O transporte mais recomendado para turistas são as bicicletas, mas existem também diversos pequenos carros de lazer que podem ser alugados na pequena cidade de Vaitape. Bora Bora é famosa por mergulho livre e "snorkeling" na lagoa e a volta dela. As suas àguas são habitadas por diversas espécies de tubarões e raias. Existem alguns especialistas em mergulho que oferecem mergulhos p/ ver Mantas e alimentar tubarões.