Wednesday, February 21, 2007



O que é o Amor?

Existe muita gente que defende que o amor, não e mais que uma mera reacção química e de hormonas entre duas pessoas.
Aqui está uma dessas explicações que eu ao pesquisar para este post encontrei: “O desejo sexual é potencializado pela dopamina, uma neurohormona produzido pelo hipotálamo que provoca a libertação de testosterona, hormona que desperta o desejo sexual. O amor é uma sensação de união que é reforçada pela presença de ocitocina, que é sintetizada no hipotálamo e segregada no sangue pela pituitária. Nas mulheres, a ocitocina estimula as contracções do parto, lactação e amor maternal. Tanto em homens quanto em mulheres esta aumenta durante o sexo e explode durante o orgasmo, tendo influência na união do casal.”
E depois existe, claro, a versão que todos nós meros mortais acreditamos, que amor é um sentimento sem explicação e que simplesmente se sente. Nada mais, nada menos. Bem não e bem assim, porque quem já amou, sabe que este sentimento traz consigo muito mais que felicidade. Agora diga-me, qual e a verdadeira definição do amor?
Não duvido que hormonas estejam envolvidas no crescimento e aparecimento deste sentimento a que chamamos amor, mas nada me tira da cabeça que não e só disso que o amor cresce, e aparece e desaparece. Senão como explicar o fim do amor, como explicar que hoje amas uma pessoa e que daqui a uns tempos esse amor desaparece.
Não sei, mas para mim, o amor é algo inexplicável, belo, que nos faz rir, chorar, desejar, amar, e querer estar com uma pessoa para sempre.

Fontes: Wikipedia; www.gluon.com.br

No comments: