Friday, September 18, 2009

Egotismo; ego, egolatria


Egoismo

Sentimento exagerado da própria personalidade, seu valor e seus direitos.


Pois e minha gente, pelos vistos hoje em dia e coisa de que se sofre muito. Certas pessoas escondem-se atras desta misera palavra, para definir um amor exagerado a si mesmo em que nada, nem ninguem, nem quaisquer sentimentos alheios lhes importa. Apenas o que diz respeito a si mesmos e importante. Depois admiram-se que hoje em dia nao hajam amizades verdadeiras, ou que casamentos e relacoes amorosas nao vinguem. E normal que isto nao aconteca quando em vez de se entregarem a pessoa com quem estao e dizem gostar, entregam-se a si mesmo e ao seu amor proprio. Falta de auto estima e coisa que nao existe no vocabulario de pessoas como esta, exagero de auto estima isso sim, e sem duvida a palavra de ordem.

Podem dizer que estou a ser brusca de mais e talvez um pouco exagerada e injusta, pode ate ser, e como tal peco perdao as pessoas que assim nao sao. Quero acreditar que ainda hajam algumas nesta Terra tao denegrida em que nos encontramos. Mas por experiencia propria e convivencia com outras pessoas ao meu redor, vejo que a maior parte das pessoas sofre de uma grande dose de egocentrismo ou egotismo como lhe queiram chamar.

Uns dizem que foi porque ja foram muito magoados e sendo assim fecham as portas para nao serem mais magoados, outros e porque saem de um relacionamento falhado e querem dedicar um pouco de tempo a si mesmos, outros, sao pura e simplesmente egoistas. Pois bem, tambem eu tive um casamento falhado, e um outro relacionamento mais serio que tambem nao funcionam muito bem, agora pergunto-me porque em dois relacionamentos em que sei que me entreguei nenhum dos dois funcionou? Talvez seja eu que esteja errada em entregar-me assim, talvez seja eu que deva ser um pouco mais egoista tambem e pensar mais em mim e deixar de pensar nos outros e no que iriam sentir se eu fizesse isto ou aquilo, quem sabe assim os meus relacionamentos tivessem funcionado.

Bem acho que vou comecar com essa tactica, ser egoista e nao me importa com os sentimentos dos outros, pode ser que assim tenha mais sorte.


E tenho dito!