Monday, September 29, 2008



Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e subregião do Minho-Lima, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um município com 129,66 km² de área e 16 839 habitantes (2006), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Vila Nova de Cerveira, a sudeste por Ponte de Lima, a sul por Viana do Castelo, a norte pela Espanha e a oeste pelo Oceano Atlântico.

A foz do rio Minho situa-se em Caminha, fazendo este rio parte integrante da paisagem da vila. Para atravessá-lo rumo à vizinha Galiza, existe um terminal fluvial de barcos, que transportam não só passageiros, mas também automóveis.


Povoação fronteiriça fortificada na foz do Rio Minho, foi palco de diversas lutas entre Portugal e Espanha, mas hoje em dia em que as relações entre os dois países são mais amistosas.

No meio do estuário, numa ilhota, permanecem as ruínas do Forte da Ínsua, edificado no séc. XV para defesa da entrada da barra.

Mas nem só do passado vive esta região. Em Vilar de Mouros, lugar pitoresco de beleza rústica, situado a cerca de 6 kms a norte, realiza-se em Agosto um concorrido Festival de Música moderna, que foi o primeiro do género a ter lugar em Portugal.

Sunday, September 28, 2008



"Ja me tens"
Tantas vezes o disseste
Se te tenho porque nao te vejo
Se te tenho porque nao te sinto?

Sinto falta da tua presenca
Sinto falta do teu carinho

Tenho ansias
de voltar a dizer que te quero
Tenho ansias de
voltar a dizer que sou tua

Quero voltar a sonhar
A acreditar
Que um dia
Seremos um so

Onde estas?
Que nao te sinto
Onde estas
que nao te vejo

Doi-me esta ausencia
Esta incerteza
Doi-me este abandono
Esta inseguranca

Quero ser tua
E quero que sejas meu
Deixa-me entregar-te
O meu ser por completo

Deixa-me deixar de ser
uma ilusao
Deixa-me tornar
uma realidade

Friday, September 26, 2008




Estava eu e mais duas colegas de trabalho a falar do programa "Dancing with the stars" que tinha passado na televisão a noite anterior quando uma ideia brilhante (modestia à parte), me veio a cabeça. Porque não falar aqui no meu blog sobre os diversos estilos de danças e das próprias danças e no que consiste cada uma? Achei que seria uma boa ideia, pois iria enriquecer-me culturalmente a mim, e aos meus prezados leitores, por muito poucos que eles sejam. Deixo ja aqui referenciado que a maior parte da informação que aqui vou colocar e retirada do Wikipedia, e o que nao for, vou tentar referenciar as suas fontes. Por isso amigos, vamos dai a um "bailado" de danças, e porque não aproveitar e procurar algumas no famoso Youtube para exercitar e divertir?

Assim sendo, vou comecar por enumerar as categorias de danças que existem, as quais depois se dividem em subcategorias. Existem as danças de apresentação, a dança contemporânea, danças populares e danças de salão.

Depois irei "dissecar" cada uma destas categorias e as danças inseridas nelas.

Monday, September 15, 2008


Braga é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 175 063 habitantes no seu concelho (2007), sendo o centro da Grande Área Metropolitana do Minho (GAM), com 826.833 habitantes (2007).

É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica.

Na gíria popular é conhecida como:

A Cidade dos Arcebispos: durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante da Península Ibérica; ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas.

A "Roma Portuguesa": no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal

A "Cidade Barroca": durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.

A "Cidade Romana": no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.

A "Capital do Minho" ou o "Coração do Minho", por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho, e todo o Minho tem um pouco de Braga.

A "Cidade dos Três Sacro-Montes": são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra, Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças.

A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.

Thursday, September 11, 2008

Fulminante



Que sentimento es tu?
Que me deixa assim, sem folego.
Para onde me levas tu?

Levas-me ao topo do ceu
Levas-me ao fundo do oceano
Sentimento indefinido
que me faz voar e mergulhar.

Sentimento que ilumina
os meus dias sombrios
Que me faz ver cor
Onde ate entao so havia sombras

Penso em ti, sonho contigo
Que seras tu?
Que incerteza esta
que me aterroriza

Que duvida esta
que me assola
Me assusta
e me alegra

Sejas tu o que fores
Quero sentir-te
Quero saber o que es
Quero saber quem es

Monday, September 8, 2008



Cidade medieval rodeada por muralhas com um calabouço.
É a sede de município com 378,70 km² de área e 122 096 habitantes (2001), subdividido em 89 freguesias (é o concelho com maior número de fr
eguesias em todo o país). O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.
O ponto mais elevado do concelho situa-se no alto de S. Gonçalo, a 488 metros de altitude, na freguesia de Santa Leocádia de Tamel.
O concelho de
Barcelos recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1140.
Dignos de serem visitar sao:


* Paço dos Condes de Barcelos

* Igreja Matriz de Barcelos
* Ponte de Barcelos
* Torre do Cimo da Vila
* Pelourinho de Barcelos

* Igreja do Bom Jesus da Cruz
* Castelo de Faria
* Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva
* Torre de Manhente

* Museu da Olaria

Temos depois a famosa lenda do galo de Barcelos:

Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológ
ico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cu
mprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
- É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.

Fonte: Wikipedia - Barcelos
Cidades.home.sapo.pt/barcelos

Monday, September 1, 2008

Arcos de Valdevez




Já dediquei aqui um espaco a lugares que gostaria de visitar, mas não falei de nenhum em Portugal, então agora decidi colocar alguns das cidades, vilas e lugares mais bonitos de Portugal. Provavelmente não vou conseguir enuncia-los todos, mas tentarei pelo menos. Caso me escape algum peco desde já desculpa, ou podem também me deixar aqui sugestões.

Sendo assim, começo pelo Norte de Portugal.


Começo a minha digressão por Arcos de Valdevez, vila do concelho de Viana do Castelo, localizada no Minho, c/ cerca de 2,200 habitantes.

Município constituído por cerca de 51 freguesias, tendo como vizinho ao norte o município de Moncao, a nordeste Melgaço, a leste a Espanha e a sul Ponte da Barca a sudoeste e a oeste Ponde de Lima, a oeste por Paredes de Coura.

O ponto mais alto do concelho esta situado na Serra da Peneda, c/ cerca de 1416 metros de altitude.


O seu monumento mais marcante, e talvez a Igreja da Lapa, de estilo barroco típico Rococo.

O projecto desta igreja e atribuído a André Soares e ficou concluída em 1767, tem como santa padroeira Nossa Senhora da Lapa. A igreja apresenta uma planta centralizada, o exterior tem uma forma oval e a torre atrás da capela mor. O interior tem uma forma octagonal com uma alta cúpula.