Thursday, June 19, 2008

Broken Heart



Amo-te como nunca amei ninguem, e nunca pensei ser possivel. Incrivel como ao fim de tao pouco tempo sinta isto. Nao imaginas como se alegra o meu coracao quando te ve entrar, quando te sente perto. Podia sofrer por nao te ter nos meus bracos, podia sofrer por te querer beijar e nao poder, mas essa dor passava cada vez que me xamavas amor ou princesinha. Agora esta dor que se cravou no meu peito nao vai desaparecer tao depressa. Sei do fundo da alma que estava a tua espera, que todo o amor que tinha guardado dentro de mim tava guardado para ti. Sei do fundo do coracao que nunca te deixarei de amar. Isto e uma certeza e uma jura que te faco. Ao te fazer esta jura, deixo aberta esta ferida que cravaste no meu coracao, deixo exposta ao mundo esta minha dor. E c/ uma lagrima caida do meu rosto que ponho um ponto final neste capitulo da minha vida.

Friday, June 6, 2008

Portugal

E com especial orgulho que falo hoje desta equipa. A equipa que acima de clubismo está dentro do meu coração, que tantas alegrias e sim também tristezas, mas acima de tudo, me deu orgulho em ser Portuguesa. Sendo eu imigrante já há 7 anos, nada me dá mais prazer que mostrar a garra do nosso pequenino Portugal, seja c/ a selecção A ou c/ os juniores. Assim sendo vou falar hoje dos nossos Heroís, do nosso motivo de orgulho, da nossa razao de sonhar! VIVA PORTUGAL!



A Selecção Portuguesa de Futebol e controlada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No último mundial terminou em 4º lugar. Para esta competição Portugal qualificou-se 4 vezes, em 1966, 1986, 2002 e 2006. Da primeira vez, chegaram às meias finais, tendo perdido c/ os eventuais campioes mundiais por 2-1 em Wembley. Terminaram assim em 3º e eusébio consagrou-se o melhor jogador do campeonato. Nas duas vezes seguintes Portugal apenas chegou à primeira fase, depois de surpreendentemente ter perdeido com Marocos, Estados Unidos da America e Coreia do Sul. No campeonato de 1986, os jogadores entraram em greve e recusaram-se a treinar entre o primeiro e segundo jogos, devido a questões monetárias.
Em 2003, A FPF decidiu contractar Luiz Felipe Scolari, o treinar que no Mundial de 2002, sagrou Campeão o Brasil. Este levou Portugal à final do Euro de 2004, onde acabaram por perder contra a Grécia, e à sua segunda meia final do campeonato Mundial em 2006, onde perderam contra a França. No entanto, não foram capazes de igualar o feito da equipa de Eusébio, ao perderem contra a Alemanha por 3-1, terminando assim em 4º lugar.

Mundiais
No Mundial de 1966, comecarma bem o campeonato ao ganharem os 3 jogos de qualicação, contra a Hungria, Bulgária e o já bi-campeão Brazil. Na seguinte fase ganharam à surpresa do campeonato, a Coreia DPR, por 5-3, onde 4 dos golos foram autoria de Eusébio, virando o resultado que até então estava contra à selecção das Quinas, por 0-3.Foram depois vencidos pelos eventuais campeões, a Inglaterra, por 2-1. Ficaram em terceiro lugar ao derrotarem a USSR por 2-1. Eusébio foi o melhor marcador do campeonato c/ um total de 9 golos.
Em 1986, Portugal tinha de vencer a Alemanha Ocidental em Estugarda, na fase de qualificação, para poder passar a fase de grupos, o que viria por acontecer, fazendo de Portugal a primeira equipa a vencer a alemanha ocidental no seu próprio território num jogo oficial. Portugal era uma das equipas favoritas ao título pelos fans, devido à sua campanha no Euro de 1984. No entanto, não conseguiram passar da fase de grupos onde ganharam à Inglaterra por 1-0, mas acabaram contra a Polónia por 1-0 e contra Marrocos por 3-1.
Em 1998 a equipa quase qualificou para o campeonato, no entanto num jogo de qualificação na Alemanha, Rui Costa foi, c/ muita controvérsia, expulso por ter demorado demasiado tempo a sair do campo. Tendo a Alemanha empatado o jogo e assim qualificando para o campeonato. Este incidente é visto como um dos episódios mais negros da história de futebol da selecção das quinas, c/ a FIFA a ser acusada de favoritisma para c/ a Alemanha, defensora do titulo do Euro de 96.
Em 2002, era uma vez mais favorito para ganhar o grupo onde se encontrava. No entanto ao jogarem contra os Estados Unidos da América perderam por 3-2, no jogo seguinte contra a Polónia, ganharam por 4-0, precisando assim de um empate para serem apurados. No entanto isso não aconteceria, ao perderem contra a Coreia do Sul. Jogo este que também ficou marcado pelo incidente da expulsão de João Pinto, por ofensa sobre Park Ji-Sung, e pela expulsão de Beto, após segundo cartão amarelo, reduzindo Portugal a 9 homens em jogo. Avançando os coreanos c/ golo de Park.
Em 2006, Portugal sob a direcção de Luiz Felipe Scolari, qualificou-se em primeiro no seu Grupo. Apenas o Mexico foi capaz de marcar um golo contra Portugal, que até então se encontrava invicto, nesta fase. Nos oitavos de final Portugal venceu a Holanda por 1-0. Nos quartos de final num jogo controverso, onde Wayne Rooney foi expulso, Portugal empatou c/ a Inglaterra, ganhando depois através de penáltis, atingindo pela primeira vez, depois de 1966, as meias finais. Perderam depois contra a França por 1-0. Pela terceira vez, Portugal defronta a Alemanha pela luta pelo 3º lugar, o qual acabaram por perder, colocando-se assim em 4º.
Em 2006 foi-lhes atribuido o prémio de equipa c/ o mehor jogo ("Most entertaining team"). A chamada geração de ouro, de Portugal, depois deste Mundial, retirou-se das competições internacionais, dando lugar a novos elementos.

Competição Europeia
1984 foi o primeiro ano em que Portugal entrou em competições europeias, na fase de qualificação, quase nnao se qualificou, valendo-lhe apenas uma vitória contra a USSR, no último jogo. Na fase de grupos, ficou colocado no grupo B, Espanha, Alemanha Ocidental e Roménia. Empataram nos 2 primeiros jogos contra a Alemanha Ocidental e Espanha. O último jogo contra a Roménia venceram, colocando-os no 2º lugar do grupo, o que os qualificou para a fase de elimanação. No jogo seguinte contra a frança, um dos mais emocionantes de sempre, perderam, mas nao sem antes terem ido a prolongamento e estando empatados até ao último minuto, onde França marcou o derradeiro golo, eliminando Portugal.
Em 1996 Portugakl, empatou c/ os então campeões europeus, a Dinamerca, e ganhou à Turquia e Croácia, terminando a fase de grupos em 1º lugar do seu grupo. Nos quartos de final, perderam contra o evntual 2º lugar, Républica Checa.
Em 2000, foi o primeiro compeonato internacional, da chamada Geração de Ouro. Venceram a Inglaterra, Roménia e Alemanha na fase de grupos. A Turquia, tb sucumbia à selecção das Quinas, por altura dos quartos de final. Nuno Gomes é considerado um dos melhores marcadores, c/ óptimo desempenho e 4 golos no campeonato. Nas semi-finais, Portugal viria a perder contra a França depois do árbitro austriaco Gunter Benko, ter modificado a sua decisão de dar canto a França na sequência de uma jogada por Abel Xavier, para penalti.
Em 2004, Portugal foi o país anfitrião deste campeonato, onde perdeu o jogo inaugural contra a Grécia por 2-1. Venvceram depois a Russia e a Espanha. Na fase seguinte venceram a Inglaterra num jogo bastante movimentado, que iria a penáltis, no qual o penalti decisivo foi marcado pelo guarda redes Ricardo. Nas meias finais Portugal venceu a Holanda num magnífico golo de Maniche. Chegando à final, perderam contra a Grécia, por 1-0. Foi a primeira vez na história do campeonato que as duas equipas inaugurais, fecharam também o campeonato.

Até ao final da fase de qualificação para o Euro 2008, Portugal jogou 108 encontros, ganhando 58 deles, tendo 26 empates e perdendo 24. Marcaram um total de 183 golos e sofreram 98.


Este autocarro é movido a Vontade de Vencer!!


FORÇA PORTUGAL!!!!!

Thursday, June 5, 2008

Bora Bora



Estamos no Verão, ou quase, ou seja época de férias, e em que todos nós sonhamos ir para praias paradísiacas, locais exóticos ou simplesmente para o local dos nossos sonhos, seja ele qual for, a fim de termos o tão desejado descanso de um longo ano de stress, arrelias e do corre corre do quotidiano. Bem, como eu infelizmente não me posso deslocar a nenhum desses lugares, e tenho de me contentar c/ umas férias bem passadas entre as paredes da minha casinha, decidi colocar aqui no meu blog uma série de destinos. Começo assim a série: Férias de sonho!. Sejam benvindos e convido-os a todas as quintas e segundas viajarem um pouco comigo. Vamos lá então. O nosso primeiro destino será então Bora-Bora, na Polinésia Francesa.


Bora Bora e
uma ilha pertencente ao grupo Leeward das Society Islands da Polinésia Francesa, um território francês (colónia) no Oceano Pacífico. A ilha localizada a cerca de 230 quilometros de Papeete, é rodeada por uma lagoa e uma barreira de recife. No seu encntro encontra-se um vulcão já extinto, formado por duas elevações, o Monte Pahia, e o Monte Otemanu, sendo o seu ponto mais alto a 727 metros (2,385 pés). O nome original da ilha em Taitiano, Pora Pora, significando Nascida Primeiro, um texto proveniente dos seculos 18 ou 19, chama-lhe também Bolabolla ou Bollabolla. A maior cidade, Vaitape, está situada no lado mais oeste da ilha, oposta ao maior canal de ligação da lagoa ao oceano. Os recursos naturais desta ilha, limitam-se ao que retiram do mar ou dos coqueiros, que contribuiu historicamente para a importância do "copra" (polpa seca do coco). Em Agosto de 2007, a população da ilha foi calculada em cerca de 8,880 pessoas, através do census. Administração A ilha e uma parte administrativa da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, esta incorporada na subdivisão administrativa das Leeward Islands. A comuna de Bora Bora e formada pela ilha principal de Bora Bora, e das ilhotas emergentes do recife de coral (29.3km2/ 11.3 milhas quadradas no total) que rodea a ilha e do atol de Tupai (11 km2/ 4.2 milhas quadradas), localizado a 20 quilometros (12 milhas) norte de Bora Bora. O atol de Tupai nao tem residentes fixos, além dos 50 trabalhadores das plantações de coqueiros. História Apesar de ter sido avistada por diversos exploradores ao longe, por diversas vezes, nomeadamente Jakob Roggeveen em 1772, foi James Cook que la atracou pela primeira vez em 1777. Era no entanto ja habitada desde o 4º século poe habitantes polinésios, sendo conhecida Vava'u. Uma sociedade missionária londrina chegou à ilha em 1820 e ergueu a primeira igreja protestante na ilha em 1822. 1842 foi o ano em que Bora Bora ficou debaixo da alçada francesa após as acções protagonizadas pelo Almirante Abel Aubert Dupetit Thouars. 2º Guerra Mundial Na sequência do ataque a Pearl Harbor pelo Japão em 7 de Dezembro de 1941, os Estados Unidos da América entram na Segunda Guerra Mundial. Bora Bora torna-se então uma base militar norte-americana no Pacífico Sul. Armazéns de combustível, armamento e provisões, pista de aviões, base de hidroaviões e fortificações defensivas são construídos. No entanto, a ilha não foi palco de qualquer combate, pelo que a presença americana não foi contestada no decurso da guerra. Apesar de oficialmente encerrada a 2 de Junho de 1946, vários membros do pessoal norte-americano recusaram-se a partir devido ao afecto desenvolvido pela ilha. A pista aérea construída, apesar de nunca ter tido capacidade para acomodar uma aeronave de grande porte, foi o único aeroporto internacional da Polinésia Francesa, até à abertura do Aeroporto Internacional de Faa'a em Papeete, Tahiti, no ano de 1962. Hoje em dia Nos dias que correm esta ilha está dependente do turismo. Nos últimos anos, devido à extrema procura desta paradísiaca ilha, tem sido construídas inúmeras estâncias de turismo de alto luxo, nas pequenas ilhas (motu) que rodeia a lagoa. Há 30 anos atrás o Hotel Bora Bora, construíu os primeiros bungalows por cima de água, em estacas espetadas no fundo da lagoa, e hoje em dia esse tipo de construção tornou-se uma norma na maioria das estâncias. Como qualquer ponto turístico no mundo, Bora Bora também pode acomodar qualquer tipo de situação financeira que tenha. Desde ir para estâncias mais baratas abrindo mão de diversas coisas, nomeadamente limpeza, a estâncias onde o seu menor desejo será satisfeito. Transportes públlicos na ilha são limitados, apenas um autocarro que dá meia volta à ilha, em cerca de uma hora. O transporte mais recomendado para turistas são as bicicletas, mas existem também diversos pequenos carros de lazer que podem ser alugados na pequena cidade de Vaitape. Bora Bora é famosa por mergulho livre e "snorkeling" na lagoa e a volta dela. As suas àguas são habitadas por diversas espécies de tubarões e raias. Existem alguns especialistas em mergulho que oferecem mergulhos p/ ver Mantas e alimentar tubarões.

Tuesday, June 3, 2008


Visto estarmos a entrar no Euro 2008, decidi fazer aqui uma serie de textos sobre os paises participantes nesta competição, i
rei coloca-la a todas as terças e sextas. Sim eu sei que sou mulher e que supostamente nós mulheres não queremos saber de futebol. Mas ora bem, eu nao sou como a maioria das mulheres e agrada-me futebol, aliás, adoro futebol, especialmente se envolver o meu país ou a minha equipa, o Glorioso SLB. Desde já peço desculpa se falar de algum país após ele ter sido eliminado, mas como e obvio nao me da tempo para coloca-los todos antes que o Euro comece. Assim sendo, começarei a falar do grupo A, como é lógico. E o primeiro país em destaque é a Suiça.

Selecção Suíça de Futebol

Equipamento Suiço

Um dos países anfitriões, juntamente c/ a Aústria, do Euro 2008, a Suiça, já anteriormente tinha tido o privilégio de ser anfitriã do Mundial, no ano de 1954, no qual saíu vencedora a então Alemanha Ocidental, num encontro com a Hungria, onde os venceram por 3-2. A disputa pelo 3º e 4º lugares deu-se entre a Aústria e o Uruguai c/ o resultado de 3-1. No Mundial a Suiça conseguiu a sua melhor qualificação foi no ano de 1950 no 6º lugar. Já nos jogos Olímpicos a sua melhor qualificação foi a Medalha de Prata em 1924. No Euro a sua melhor qualificação foi em 2004 no 15º lugar.

Autocarro oficial da selecção Suiça

Qualificação no Mundial

• 1930 - Não entrou
• 1934 - Quartos de final

• 1938 - Quartos de final

• 1950 - Primeira fase

• 1954 - Quartas de final

• 1958 - Não se classificou
• 1962 - Primeira fase

• 1966 - Primeira fase

• 1970 a 1990 - Não se classificou

• 1994 - Segunda fase

• 1998 - Não se classificou

• 2002 - Não se classificou

• 2006 - Oitavas-de-final (10º lugar na classificação geral)

Preparação para o Euro 2008

Após o Mundial ganharam 3 encontros amigáveis, e perderam contra a Aústria por 2-1, o que serviu como chamada de atenção para o treinador Jakob Kuhn, duas outras derrotas fizeram c/ que o treinador pusesse de lado o capitão Johann Vogel, e ferimentos das estrelas Ricardo Cabanas e Alexander Frei, deitaram por água abaixo os seus planos. Apesar de tudo, tiveram resultados encorajedores, tais como o empate a 1 bola c/ a Argentina em Junho de 2007 e a vitória, dois meses depois contra a Holanda por 2-1, golos marcados por Tranquillo Barnetta. O intensivo calendário de jogos amigáveis continuou por todo o ano de 2007, c/ diversos resutados: contra o Japão (3-4), Aústria (3-1), USA (0-1) e Nigéria (0-1). Em 2008 continuaram as derrotas desta vez contra a Inglaterra (1-2) e a Alemanha (0-4). Receberam no entanto um novo ânimo ao vencerem a Eslováquia por 2-0 na fase final de preparação para esta competição No Mundial de 2006 ficaram em 10º lugar, nunca sofrendo nenhum golo. No Euro de 2004, ficou-se pela fase de grupos após perder 3-0 contra a Inglaterra, 3-1 contra a França e ter um empate a 0 golos contra a Croácia. Johan Vonlanthen marcou o único golo da Suiça, no jogo contra a França, tornando-se assim o marcador mais jovem do torneio. A Suiça qualificou-se apenas 2 vezes para o Euro, sendo uma em 1996 e a outra em 2004.
Estatísticas e informações:

•Treinador - Jakob Kuhn
•Capitão
- Alexander Frei
•Jogador c/ mais participações
- Heinz Hermann (117)
•Ponta de lança
- Alexander Frei (35)
•Código FIFA
- SUI
•Posição na FIFA - 42
•Melhor colocação FIFA
- 3 (Agosto de 1993)
•Pior colocação FIFA
- 83 (Dezembro de 1998)
• 1ª Jogo Internacional
- França 1 - 0 Suíça Paris, 12 de Fevereiro de 1905
• Melhor Resultado
- Suíça 9 - 0 Lituânia Paris, 25 de Maio de 1924
•Pior Resultado
- Hungria 9 - 0 Suíça Budapeste, 29 de Outubro de 1911

Mundial

•Participações: 8 (1ª em 1934)
•Melhor Resultado: Quartos-de-final - 1934, 1938 e 1954

Euro


•Participações
: 2 (1ª em 1996)
•Melhor Resultado
: 1ª Fase - 1996 e 2004

Fontes:
Wikipedia - Selecção Suiça

Uefa - Selecção Suiça